quarta-feira, novembro 28, 2012

Encerramento do III Módulo do Progestão no Espaço AMA.

Aconteceu durante todo o dia 29 de novembro um encontro do progestão para encerrar o III Módulo. No encontro registramos a presença das técnicas da SEC- Secretária de Educação do Estado,as Sras. Palmira e Delaim, também da Professora Maristela Amaral que falou da importância do Progestão para os gestores da rede Municipal de Educação. Enfatizou o trabalho do Proessor Fernando Almeida, tutor do Progestão... Em sua fala, Maristela apresentou as conquistas da SEMEC na sua gestão destacando algumas delas. _ 04 quadras _ 02 creches _ Mobniliário Escolar _ Eleição para os Gestores Municipais _ Prêmio gestor Nota 10 _ Lançamento do Livro " Me conta Toca da Onça, me conta" e outros programas e projetos que alavancaram a educação do nosso município.

Secretária Municipal de Educação organiza acervo bibliográfico na ERTE- Escola Rural Taylor Egídio

Maristela Amaral, atual Secretária Municipal de Educação organizou hoje pela tarde o acervo bibliográfico na Escola Rural Taylor Egídio, que sediará o Pólo da Universidade Estadual da Bahia.
O Acervo foi organizado em virtude da visita que receberemos do Conselho Estadual de Educação que acontecerá no dia 30 de novembro de 2012. Está chegando a hora de Jaguaquara poder alegrar-se com o seu curso Universitário. UESB Uma realidade em Jaguaquara!
Compromisso e dedicação a todo custo a favor de toda a comunidade jaguaquarense que merece o melhor!

Convite DESPERTAR!!!

A Secretaria Municipal de Educação e o Coordenador do Programa Despertar tem a honra de convidar V.Sa. para a cerimônia de Premiação do Concurso Despertar- Edição 2012 com professores e estudantes da Educação do Campo, que acontecerá dia 30/11/12, no espaço AMA.

terça-feira, novembro 27, 2012

UESB em Jaguaquara. A recompensa de um trabalho pautado na competência e no compromisso


A Secretária Municipal de Educação do Município de Jaguaquara, a Sra. Maristela Amaral encerra seu mandato de seis anos deixando para nossa cidade a concretização de um sonho que administrações anteriores não tiveram a oportunidade de realizar. Todo o trabalho pautado na competência e no compromisso com a educação gerou uma referência extraordinária elevando o potencial de nosso município em todo o território do vale, e ao resgatar o título de Cidade Escola, pôde por meio de todos os grandes projetos que envolvem a busca pela melhoria da qualidade de ensino- (um marco na sua gestão)- trazer para Jaguaquara o sonho de muitos que vislumbram um futuro melhor para nosso povo. Hoje pela manhã, Maristela se reuniu na sede da Universidade Estadual da Bahia em Jequié para realizar os últimos acordos entre as partes que respondem pela implantação do Pólo aqui em Jaguaquara. Estiveram com a Secretária, O professor e Coordenador vinculado à Universidade, o Sr. Carlos Perez e A professora Sonilda Sampaio, representante e parceira de todo esse processo de significado especial para o progresso de nosso povo. Na reunião discutiram questões relevantes para o funcionamento do curso e já agendaram para a próxima sexta-feira a visita do conselho estadual para a verificação das instalações. O curso, que inicialmente dará oportunidade aos profissionais que ainda não têm a primeira graduação, poderá futuramente estar aberto para toda nossa região. Jaguaquara ofertará o curso de pedagogia e será a cidade Pólo. Cidades vizinhas estarão participando do processo e terão a oportunidade de enviar seus profissionais para estarem participando dessa capacitação profissional, melhorando assim a qualidade de vida e de ensino de todos os envolvidos na rede municipal. A professora Sonilda, que atuará como coordenadora do curso, em todo o momento se colocou à disposição para ajudar no que for necessário, uma vez que serão usadas as instalações de sua unidade de ensino, a ERTE, parte envolvente de sua vida profissional tão elogiada pela sociedade. Jaguaquara só tem a ganhar!!! O professor Carlos Perez se mostrou muito contente em poder estar fixando a data de 30/11/12 para a visita, uma vez que, o referencial de Jaguaquara é muito bom. Elogios foram feitos à Secretaria de Educação do Município. 
UESB em Jaguaquara já é uma realidade... 
Fruto de muita luta e determinação! "Nada é tão importante numa gestão quanto ver a nossa equipe participando de um processo de formação profissional que lhes ofertará uma melhoria na qualidade de vida, o que gera por sua vez, mais vontade de envolver-se no processo educacional de forma a contribuir significativamente no desenvolvimento e na construção de conhecimento de cada um de nossos estudantes. Bom ver o crescimento de todos que compõem a rede.Jaguaquara pôde presenciar isso, e a recompensa chegou!!!
Muitas administrações anteriores sonhavam em poder trazer para Jaguaquara um Curso Universitário. Fico honrosamente contente em poder partilhar a alegria de realizar esse sonho durante o período em que estive à frente da pasta. A vida é repleta de grandes momentos e acredito que esse é um grande momento na história de Jaguaquara. Sinto-me imensamente feliz por poder contribuir no avanço educacional de nossa terra. Durante esses 6 anos à frente da Secretaria de Educação, não me faltaram esforços, coragem e determinação. Estamos colhendo os frutos de um trabalho honroso realizado por uma equipe competente e dedicada ao que faz. Jaguaquara merece o melhor!" Maristela Amaral 
E muita coisa boa estar por vir...
Acompanhe o crescimento educacional de nosso município.

segunda-feira, novembro 26, 2012

Secretaria Municipal de Educação recebe 2 novos ônibus para o transporte escolar


Jaguaquara recebeu nessa última semana mais dois ônibus para o transporte escolar da Rede Municipal de Ensino. As conquistas realizadas pela equipe da Secretaria Municipal de Educação juntamente com a Prefeitura Municipal de nossa cidade são de extrema importância para o desenvolvimento educacional de nossos alunos. A busca por melhoria na qualidade de ensino e aprendizagem, tornou-se uma marca registrada nesta gestão. Dar condição de acesso às unidades escolares sempre foi uma preocupação de todos os municípios bahianos e Jaguaquara vem se destacando a cada dia com seus esforços e comprometimento com a educação. Despontando e todo o território do vale do Jiquiriçá a equipe SEMEC/PMJ já trouxe para Jaguaquara através da parceria com o governo federal 08 dos 10 ônibus programados para apoiar o transporte escolar de toda a rede. Já temos mais um micro liberado e em breve estaremos trazendo para somar nossa frota. A Secretaria Municipal de Educação por meio do PAR- Plano de Ações Articuladas, já previu todos os recursos para a educação de nosso município até o ano de 2014. Jaguaquara em muito a ganhar... Aguardem.

quarta-feira, novembro 21, 2012

segunda-feira, novembro 19, 2012

Você não pode perder!!

A Secretária Municipal de Educação de Jaguaquara será homenageada e receberá o Prêmio Gestor Nota 10.

A Secretária Municipal de Educação do Município de Jaguaquara, a Sra. Maristela Amaral está no topo da lista dos 50 Gestores Educacionais do Brasil e por conta desse desempenho à frente da referida pasta ela receberá o Prêmio Gestor Nota 10, por meio do projeto Educando 2012, de abrangência nacional. O Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação acontecerá em dezembro em Florianópolis (SC). Maristela receberá o “Troféu Gestor Nota 10” pela sua competência e comprometimento a frente da Secretaria de Educação. Um trabalho realizado com dedicação e responsabilidade em prol do desenvolvimento educacional de nosso município.
A Secretária Municipal de Educação do Município de Jaguaquara, a Sra. Maristela Amaral está no topo da lista dos 50 Gestores Educacionais do Brasil e por conta desse desempenho à frente da referida pasta ela receberá o Prêmio Gestor Nota 10, por meio do projeto Educando 2012, de abrangência nacional. O Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação acontecerá em dezembro em Florianópolis (SC) e ela receberá o “Troféu Gestor Nota 10” pela sua competência e comprometimento a frente da Secretaria de Educação.

Escola Terrabrás encerra Programa Mais Educação em grande estilo.

Quarta-feira foi um dia diferente para os estudantes da Unidade Escolar Terrabrás. Puderam se divertir de montão!!! Um espaço muito agradável e conforatável foi oragnizado para que esses estudantes pudessem encerrar o ano letivo em grande estilo. Muita Diversão e alegria!!!A Secretária Municipal de Educação de nosso Município, a Sra. Maristela Amaral visitou a programação da escola e pôde perceber o entusiasmo de toda a equipe da Terrabrás em poder estar ofertando aos seus alunos um moento de descontração e muito laser... Parabenizamos toda a equipe pelo compromisso e responsabilidades que vem destinando à nossa rede...

Escola Alegria de Viver em Festa!!!

Na última quarta-feira a Escola Alegria de Viver realizou com seus alunos o encerrmaento do ano letivo de 2012 com muita festa e diversão. Pais, alunos e professores se reuníram no salão de reuniões da escola para a preciar as excelentes apresentações exibidas por todos, que com muita dedicação e esforço mostraram que é possível estar incluso na sociedade. Os alunos de cada turma se apresentaram conforme suas possibilidades e deram show... Os presentes se emocionavam a cada momento... Muito bom de se ver. A SEMEC parqabneiza toda a equipe respnsável pela educação dessas crianças na AEE. O esforço de vocês vale muito na vida desses alunos. Que possamos esperar um novo ano, cheio de grandes conquistas e possibilidades de melhoria de todo o processo educacional especializado...

Importante!!!!!

Estão abertas as inscrições para o Mestrado em Educação da UESB campus de Vitória da Conquista, aberto para todas as graduações. Segue edital em anexo. Mais informações no site da uesb: www.uesb.br

quinta-feira, novembro 08, 2012

Treinamento de Equipe

Reunião com Coordenadores da Rede

Reunião com APLB

Pauta: Reordenamento da REDE A Secretária Municipal de Educação, a Sra. Maristela Amaral. acolhe a todos e dá boas vindas a nova Secretária Municipal de Educação a Sra. Célia Alves. Após agradecimento da presença de todos realiza a apresentação da pauta da reunião que tratou do reordenamento da rede. Maristela sugeriu o cadastramento de todos os funcionários da Secreataria de Educação, apresentando a ficha de cadastramento elaborada pela Equipe SEMEC. 1- Diagnosticar a REDE 2- Institucionalizar a Comissão (portaria, decreto) 3- Conhecer (entender) O que é essa comissão Instituição autônoma Levantamento de dados Comprender os dados( Tipologias, porte, nome da escola, fundamentação) Modalidade de ensino Matrículas Perspectiva de matrícula para o ano de 2013 Dentre outros...

Evento de Vigilância à saúde dos Trabalhadores do CEASA

Está acontecendo o 1º Evento de Vigilância à saúde dos Trabalhadores do CEASA, tendo como público alvo motoristas e carregadores. O evento começou às 08:00 e se estenderá até às 16:00 ddo dia de hoje. Este evento, realizado pela Secretaria de Saúde tem uma parceria com a turma de mestrado da UESB, e CEASA. Estão sendo realizadas diversas atividades, tais como:
 Palestras Dosagem de Glicose Aferição de Pressão Aterial Orientações sobre: DST's com distribuição de preservativos Nutrição Atividades Físicas e Alongamento Drogas lícitas e ilícitas entre outras... Todas as atividades serão realizadas por uma equipe Muiltiprofissional que conta com: Fisioterapeuta, Psicólogo,Professsor de Educação Física, Farmacêutico, etc. 
Práticas como essa promovem a saúde e bem estar dos motoristas e carregadores em seu ambiente de trabalho, prevenindo as violencias, acidentes no trânsito e doenças ocupacionais.

quarta-feira, novembro 07, 2012

Importante!!!

AVISO INFORMAMOS A TODOS OS SERVIDORES DA EDUCAÇÃO, QUE DE 1º A 30 DE NOVEMBRO/12, É O PERÍODO LEGAL PARA SOLICITAÇÕES DE LICENÇAS E REMOÇÕES, PARA O ANO LETIVO/13 OBS: 1. ENCAMINHAR O REQUERIMENTO EM 02 VIAS PARA QUE O FUNCIONÁRIO DA SME, POSSA DEVOLVER 01 COM O REBEBIMENTO PROTOCOLADO. 2. MESMO QUEM JÁ ENTREGOU UM REQUERIMENTO ANTERIORMENTE NA SME E NÃO FOI DEFERIDO, DEVERÁ ENVIAR OUTRO, POIS A VALIDADE É DE 01 ANO LETIVO. DEPTº ADM/SME

PORTARIA N.º 22 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2012.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JAGUAQUARA, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE: Art. 1º. Instituir o Calendário de Matrícula da Rede Municipal para o ano letivo de 2013. Art. 2º. Definir o calendário visando atender às especificidades de cada área. Área Novembro Dezembro Janeiro Educ.Especial Alunos da casa e novos Desistentes ------- Zona Rural Alunos da casa Novos(Educ.Inf) Novos(Ens. Fund.) e desistentes Sede Alunos da casa Alunos da casa Novos e Desistente Art. 3º. Determinar os requisitos legais para efetivação da matrícula dos alunos: I – cópia da certidão de nascimento e/ou carteira de identidade e CPF; II – 01 (uma) foto 3 X 4; III – declaração e/ou histórico escolar em original (exceto maternal); IV – cópia do cartão de vacina V – comprovante de residência; VI – cópia de cartões de benefícios sociais; VII – cópia de documentos do responsável (alunos menores). Art. 4º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Jaguaquara, 07 de novembro de 2012. MARISTELA AMARAL RIBEIRO SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

PORTARIA N.º 21 DE 07 DE NOVEMBRO DE 2012.

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JAGUAQUARA, no uso de suas atribuições legais, RESOLVE: Art. 1º. Divulgar resultado do Processo Simplificado de Seleção Interna nº 001/2012. . 1º. Rita de Cascia da Silva Trindade Santos ; 2º. Vanuza Ferreira Piropo; 3º. Elizete de Azevedo Pereira; 4º Heraine Almeida Mendonça; 5º Cledineia Carvalho dos Santos; 6º Tânia Silva Reis Sampaio; 7º Valdir dos Santos; Art. 2º. A classificação obedeceu exclusivamente aos critérios determinados em edital. Art. 3º. Os interessados terão o prazo de 24h para entrar com recurso. Art. 4º. Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário. Jaguaquara, 07 de novembro de 2012. MARISTELA AMARAL RIBEIRO SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Resultado do processo simplificado de seleção interna 001/2012

De acordo com a portaria de Nº 21 de 07 de novembro de 2012, 1- Rita de Cássia S. Trindade Santos 2- Vanuza Ferreira Piropo 3- Elizete de Azevedo Pereira 4- Heraine Almeida Mendonça 5- Cledinéia Carvalho dos Santos 6- Tânia Silva Reis Sampaio 7- Valdir dos Santos A Classificação obedeceu exclusivamente aos critérios determinados em Edital. Os Interessados terão um prazo de 24 horas para entrar com recurso.

Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa será lançado quinta-feira.



O governo federal lança na próxima quinta-feira (8) o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, em cerimônia no Palácio do Planalto. O pacto é um conjunto de medidas na área de educação para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade.
De acordo com o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, o pacto foi construído em conjunto com todos os secretários estaduais do setor e terá a adesão de cerca de 5,3 mil municípios. As redes municipais e estaduais têm que aderir ao programa para receber recursos e o apoio técnico do Ministério da Educação.
“Temos várias universidades trabalhando nesse projeto, material didático, a formação dos professores alfabetizadores. No Sul do país, as crianças nessa idade [8 anos] que não são alfabetizadas são 5%. No Nordeste, 28 % das crianças não aprendem a ler e escrever na idade certa”, disse Mercadante, após participar de cerimônia no Palácio do Planalto.
A intenção da iniciativa, segundo o ministro da Educação, é tornar a alfabetização na idade certa “a prioridade das prioridades”. Conforme Mercadante, “só dominando a leitura, a redação, a interpretação e a matemática é que as crianças poderão se desenvolver no ambiente escolar”.
A portaria que estabelece as regras do pacto foi publicada no Diário Oficial da União do dia 5 de julho. Entre as ações previstas está a criação de uma prova que será aplicada a todos os alunos do 3º ano do ensino fundamental para medir o nível de alfabetização. A iniciativa vem suprir a falta de um exame oficial que indique se crianças estão sendo alfabetizadas ou não na idade correta.

segunda-feira, novembro 05, 2012

Atenção Professores!!!




A Conceitus Consultoria, está de cara nova e trazendo muitas novidades! Uma das inovações é o serviço especializado em Psicologia Clínica que atuará com atendimentos individualizados para todos os interessados, além das atividades de  Recrutamento e Seleção de Pessoal para empresas.

Outras novidades englobam os cursos de Pós-Graduação. Acreditamos serem, estes, do vosso interesse, visto que ser professor (a) exige contínuo aperfeiçoamento e especialização, para bem atender a demanda e qualificar os trabalhos e a educação no Brasil! Sendo assim, segue em anexo a apresentação de cada curso de Pós-Graduação. Veja qual delas é do seu interesse e entre em contato conosco pelo e-mail ou pelos telefones abaixo:



                                         CONCEITUS
Consultoria Pública, Gestão em Recursos Humanos e Psicologia Clinica
                                             74-3642-1637 / 9979-6644
/ 9143-4485
Especialização em Liguistica aplicado ao Ensino de LP.pdf
ESPECIALIZAÇÃO EM GESTÃO EDUCACIONAL.pdf
ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO.pdf
Especialização em Metodologia do Ensino da Matemátitica.pdf
Especialização em Metodologia do Ensino de Lingua Portuguesa.pdf
Perforped - Programa de Formação de Professores.pdf
Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!