segunda-feira, fevereiro 27, 2012

DIANA – JUSSIENE UM SONHO REALIZADO...

A equipe diretiva, funcionários, alunos e toda comunidade do Distrito Stela Câmara Dubois, estão em festa, pois a tão sonhada reforma da Escola Diana – Jussiene está em fase de conclusão, o prefeito Aldemir Moreira e Secretária de Educação a professora Maristela Amaral, não mediram esforços para executar todos os pedidos da Direção: a professora Mariete, esta que sempre esteve na SEMEC ou na PMJ, levando os anseios daquela comunidade escolar.
Pois então, estamos realizando um sonho de todos que moram e trabalham naquela comunidade.
Hoje a escola conta com 02 laboratórios de informática para servir a escola e a comunidade, também foram construídas 02 salas de aula, foi colocado piso na sala do professor, as salas novas tiveram aplicação de piso de alta resistência, a escola inteira foi retelhada, passou por uma revisão na parte elétrica e hidráulica, como também recebeu um banho de luz, com a troca de todas as lâmpadas e a substituição do portão frontal da escola. È assim que trabalhamos: realizando sonhos!
Que a Escola Diana – Jussiene, os funcionários e alunos possam fazer daquele espaço de aprendizagem uma oportunidade de transformar e modificar a vida de muitos alunos que esperam da escola uma oportunidade de crescimento intelectual e pessoal.



sexta-feira, fevereiro 24, 2012

Siga a o Twitter da Mobilização: @familia_escola

Confira como a sociedade está sendo mobilizada pela educação em todo o Brasil:
Copie e cole na página de pesquisa do google o ítem de seu interesse:

  • Campanha de volta às aulas - Para a educação melhorar, todos devem participar!
  • Gestores escolares de Apucarana (PR) relatam ações de mobilização da comunidade
  • Família que Protege é tema de palestra na volta às aulas em Almirante Tamandaré (PR)
  • Secretaria de Educação do Estado da Bahia incentiva participação dos pais na volta às aulas
  • Mobilizadores de Pindamonhangaba divulgam Cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos em Potim (SP)
  • RJ: Semed de Belford Roxo retoma Plano de Mobilização na volta às aulas
  • Escola em Jacundá (PA) mobiliza famílias de alunos na volta às aulas
  • Campanha de Mobilização na volta às aulas tem adesão em vários estados
  • Pindamonhangaba intensifica mobilização das famílias na volta às aulas
  • Institutos Votorantim e C&A divulgam a Campanha de Mobilização na volta às aulas

E mais:

  • Norte do Tocantins e Sul do Maranhão vão reforçar incentivo à interação família-escola-comunidade
  • Mobilização chega à região tocantinense do Bico do Papagaio
  • Interação família-escola-comunidade é destaque em Encontro de Educação em Uruçuca (BA)
  • Plano de Mobilização Social pela Educação será desenvolvido em Barro Alto (GO)
  • Instituto Votorantim define estratégias de mobilização para 2012
  • Lideranças sociais e órgãos públicos mobilizam comunidade pela Educação em Apucarana (PR)
  • Programa Ideal Voluntário do Instituto Camargo Corrêa vai mobilizar escolas e comunidades pela educação
  • Anápolis (GO) divulga ações de incentivo à interação família-escola-comunidade

  • Leia mais e saiba como você pode contribuir para a melhoria da qualidade da educação em sua comunidade no site: http://mse.mec.gov.br/ e no blog da Mobilização: http://familiaeducadora.blogspot.com/.

Eleição de Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Ensino


Jaguaquara é a única cidade do Vale do Jiquiriçá que fará eleição para Diretores e Vice-diretores da Rede Municipal de Ensino.
Um grande avanço e progresso para a classe.
A comissão eleitoral se reuniu ontem dia 23 de fevereiro na sede da SEMEC para dar continuidade ao processo de organização da eleição prevista para acontecer no próximo mês.
Os candidatos terão a oportunidade de mobilizar a sua comunidade a partir da data que será estabelecida para campanhas.
Os esforços contínuos de toda a equipe SEMEC fará da educação de nosso município um marco na história e no desenvolvimento educacional e processual no qual estamos inseridos.
O próximo encontro do grupo está previsto para acontecer na próxima segunda-feira 27 de fevereiro.
Aguardem novas informações...

Escolas Nucleadas se reúnem com Coordenação na Sede da SEMEC


A coordenação das Escolas Nucleadas reuniu na manhã de ontem,dia 23 de fevereiro, os profissionais vinculados ao grupo para fornecer os esclarecimentos necessários para o início do ano letivo de 2011 adiado para o dia 27 de fevereiro.
A Professora Rosemary listou pontos de maior necessidade e encorajou a todos, dando boas vindas e se colocando à disposição para prestar a ajuda necessária para o bom andamento das aulas na zona rural.
Os professores, comprometidos em fazer da educação no campo uma referência no território do vale tem buscado consdições confortáveis para desempenhar seu papel com muito afinco e dedicação!!!
A Secretaria Municipal de Educação apoia esse desejo de crescimento e fará o que for possível e estiver ao  alcance para fazer progredir o ensino e beneficiar os estudantes da zona rural.
Construir cidadania é um processo lento e a contribuição de cada um dos profissionais da educação de nosso município fortalece de forma apreciável o desejo de que consigamos formar cidadãos capazes de entender o real significado de sua existência e participação na sociedade...

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Projeto Me Conta- A história de Jaguaquara contada de uma forma diferente!



Durante os dias 16-18 de fevereiro a equipe responsável pelo projeto de reescrita cultural, social e ecológica de Jaguaquara recebeu Vicente Reyes, fotógrafo agroflorestal, para registrar os monumentos e paisagens naturais de  nossa cidade.
Os registros fotográficos foram feitos nas regiões de Itiúba, Bom Jardim, Tesouras, Baixão de Ipiúna, Colônia, dentre outras.
Belas cachoeiras estarão estampadas nas páginas do livro que trará a história de Jaguaquara contada a partir da visão da população.
Jaguaquara é uma cidade que tem uma história muito rica, cheia de valores que não podem ser esquecidos no tempo como se nada tivesse acontecido.
Visitamos na região do Bom Jardim uma àrea de agrofloresta, um mimo em meio a tanto desmatamento e extinção de espécies. Um exemplo a ser seguido por todos. O cuidado com o meio ambiente é fundamental para a sustentabilidade do globo!!!
Preservemos a natureza!!!

terça-feira, fevereiro 21, 2012

Aulas iniciarão dia 27 de Fevereiro no Município de Jaguaquara



INFORME DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JAGUAQUARA


A Secretária de Educação de Jaguaquara a professora Maristela Amaral Ribeiro, no uso de suas atribuições legais, vem a público informar a comunidade de Jaguaquara, Distrito Stela Dubois, Rural de Ipiúna e Itiúba, que as aulas que estavam previstas para se iniciarem no próximo dia 23/02 (quinta-feira) serão adiadas para a próxima segunda – feira dia 27/02.


Agradece,

Maristela Amaral Ribeiro
Secretária de Educação.

Olimpíadas de Matemática

16/02/2012 | 13:33
Estão abertas, até 30 de março, as inscrições para a 8ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). A inscrição dos estudantes deve ser feita pelas escolas. Podem participar alunos do sexto ao nono ano do ensino fundamental e das três séries do ensino médio.
Na edição deste ano serão premiados 500 estudantes com medalhas de ouro, 900 de prata, 3,1 mil de bronze, além de certificados de menção honrosa. Projeto de estímulo ao estudo da matemática, a olimpíada é voltada para as escolas públicas, estudantes e professores de todo o país.
Para incentivar a participação, a Obmep produz e distribui materiais didáticos, oferece estágio aos professores premiados e a participação de alunos no Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC). No PIC, medalhistas estudam matemática por um ano com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Obmep também prepara, a cada ano, cerca de 30 medalhistas de ouro para competições internacionais.
Calendário – O regulamento da 8ª edição da olimpíada define as datas de todas as etapas do evento: 30 de março encerramento das inscrições; 5 de junho, aplicação das provas da primeira fase nas escolas; 26 de junho, último prazo para as escolas enviarem os cartões-resposta dos classificados para a segunda fase; 15 de agosto, divulgação dos classificados para a segunda fase e do local de realização das provas; 15 de agosto a 14 de setembro, período para as escolas indicarem, na página eletrônica da Obmep, os professores dos alunos classificados para a segunda fase; 15 de setembro, às 14h30 (horário de Brasília), provas da segunda fase; 30 de novembro, divulgação dos premiados na página eletrônica da olimpíada.
Promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação; e da Educação, a Obmep é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada (Impa) com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática. Na 7ª edição, em 2011, a Obmep recebeu 18,7 milhões de inscrições de alunos de 44,6 mil escolas dos 26 estados e do Distrito Federal.
Confira o regulamento da 8ª edição na página eletrônica da Obmep.
Confira a relação dos estudantes, professores, escolas e secretarias de educação premiados em 2011.
Autor: MEC
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17513:aberto-prazo-de-inscricao-de-estudantes-para-a-competicao-deste-ano&catid=222&Itemid=86

Matérias relacionadas

 

domingo, fevereiro 19, 2012

Escolas da Zona Rural recebem visita da Secretaria de Educação e Equipe responsáveel pelas reformas 2012


A secretária Municipal de Educação de Jaguaquara, a Sra. Maristela Amaral, recebe na manhã do dia 18 de fevereiro de 2012, a equipe da JLC Construtora e Engenharia Civil, responsável pelas reformas das escolas do Entroncamento de Jaguaquara, as quais já estão em fase de conclusão, inclusive a Escola Diana - Jussiene , aqui na sede a Escola Eraldo Tinôco terão as salas e o laboratório de informática concluídos e o anexo da Alegria de Viver que passará por uma grande reforma em virtude do aumento do número de alunos e a necessidade de oferecer o melhor àquelas crianças especiais, também as escolas nucleadas que ainda não passaram por nenhuma reforma situadas na Zona Rural.
A equipe da construtora pôde visualisar de perto as condições das escolas e se comprometeu em organizar estruturalmente cada uma das unidades por núcleos, já que a distância entre uma e outra é muito grande e o acesso é muito difícil.
Num dia de muita chuva, toda a equipe da JLC juntamente com a equipe SEMEC, inclusive a professora Maristela que fez questão de acompanhar tudo de perto, visitaram escolas como Rural de Ipiúna, José Pereira no Alecrim, Escola Novo Tempo, Idalina Andrade, Escola Rural da Formosa na região da Itiúba e outras.
Ciente da necessidade de reforma para essas unidades escolares dos núcleos, o início das obras acontecerá o mais rápido possível. Assim que retornarmos do recesso a equipe começará seu trabalho.

A Secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara em consonânia com o Prefeito Aldemir Moreira e a Controladoria do Município , em momento algum tem desconsiderado a realidade das escolas da Zona Rural e por isso tem buscado os recursos necessários e viáveis para dar condições dignas aos estudantes da nossa rede, o acesso, permanência e garantia de aprendizagem a todos e a cada um.

Em breve postaremos as fotos das escolas reformadas.

quinta-feira, fevereiro 16, 2012

Formação pela Escola!!! Se programe!!! Apenas UMA vaga para cada escola da Rede Municpal de Ensino

Interessados procurar a secretaria de sua escola para realizar a inscrição.
Quem participa? Representantes do conselho escolar.
Exigência: Noções básicas de Informática...
Não perca a oportunidade de desenvolver novas habilidades!!

Sobre o Programa:



O Programa Nacional de Formação Continuada a Distância nas Ações do FNDE – Formação pela Escola – visa fortalecer a atuação dos agentes e parceiros envolvidos na execução, no monitoramento, na avaliação, na prestação de contas e no controle social dos programas e ações educacionais financiados pelo FNDE. É voltado, portanto, para a capacitação de profissionais de ensino, técnicos e gestores públicos municipais e estaduais, representantes da comunidade escolar e da sociedade organizada.

O programa tem como propósito contribuir para a melhoria da qualidade da gestão  e fortalecimento do controle social dos recursos públicos destinados à educação. O programa consiste na oferta de cursos de capacitação, em que os participantes conhecem os detalhes da execução das ações e programas da autarquia, como a concepção, as diretrizes, os principais objetivos, os agentes envolvidos, a operacionalização, a prestação de contas e os mecanismos de controle social. Com isso, busca-se estimular a participação da sociedade nessas ações.

Em virtude da abrangência territorial do país e do grande número de pessoas envolvidas nessas ações, os cursos são oferecidos na modalidade a distância, como forma de potencializar os esforços de formação continuada dos diversos atores envolvidos na execução de programas do FNDE. Até 2005, as capacitações eram feitas exclusivamente de maneira presencial, o que representava o atendimento de um público menor e maiores gastos com a mobilização e transporte dos cursistas e de técnicos do FNDE até as cidades-polo.



Clique na imagem abaixo e veja mais informações no folder do programa ou acesse: http://www.fnde.gov.br/index.php/programas-formacao-pela-escola


1* Conferência Municipal sobre transparência e Controle Social

Jaguaquara realiza a primeira Conferência sobre Transparência e Controle Social. O evento foi realizado na sede do Jaguar Club e contou com a presença de diversos representantes dos setores envolvidos.







quarta-feira, fevereiro 15, 2012

ESCOLAS NUCLEADAS PREVISÃO DE REFORMAS




Aconteceu hoje 15/02 na Secretaria Municipal de Educação uma reunião sob a direção da Sra. Secretária de Educação do nosso município a professora Maristela Amaral e as coordenadoras das Escolas Nucleadas: a professora Rosemary Sales e Joçara Alencar , também estiveram presentes as professoras de 13 escolas situadas na zona rural, para tratar de um problema que ainda não foi sanado: a reforma daquelas unidades escolares, a professora Maristela colocou o emprenho da secretaria em resolver tal transtorno, inclusive mostrou as planilhas já prontas , elaboradas pelo engenheiro da Educação o Sr. Celso Rebouças, que visitou todas as escolas e listou as suas necessidades, diante de tal situação a secretária pediu as professoras que visualizassem um local (igreja, associação para dar início as aulas) , pois ainda hoje teria uma reunião com a controladoria e o Prefeito o Sr. Aldemir Moreira, com o objetivo de apresentar a demanda e os problemas enfrentados por todos que moram e estudam naquelas regiões. As professoras saíram confiantes e acreditando no bom senso e sensibilidade daqueles que podem e devem resolver os problemas que foram abordados.
Encerrando a reunião a secretária se comprometeu de amanhã 16/02 dar um retorno acerca do cronograma de inicio de tais reformas.

Capacitação da equipe de Vigilantes Escolares da Rede Municipal de Ensino


Aconteceu hoje pela manhã na sede da Escola Menandro Minahim, um encontro idealizado pela Secretaria de Educação para socializar os novos direcionamentos que terá a equipe de vigilância da Rede Municpal de Ensino.
A parceria entre as unidades escolares e esses profissionais favorece o bom relacionamento entre a própria escola e a comunidade. Mais do que um servidor, o vigilante escolar tem em suas mãos o poder de, em meio à toda sociedade, incentivar os alunos às boas práticas...
O primeiro bom dia, boa tarde ou boa noite que os estudantes recebem é do vigilante escolar que assume a portaria e cuida do trânsito nas imediações da unidade... Esse cumprimento reflete até mesmo no aprendizado... A parceria amigável entre todos contribui para um ambiente de paz, tranquilidade, e acima de tudo um ambiente em que se transmite conhecimento desde o acesso do portão principal.
Cada esforço realizado para o sucesso da educação repercutirá muito na progressão da unidade escolar enquanto instituição responsável por estabelecer um link entre o estudante preparado e a sociedade tão competitiva que temos.
A parceria entre a Secretaria De Educação e todas as unidades escolares representa uma forte aliança em prol do desenvolvimento educacioanal de nossa cidade.
Uma oficina de AUTOESTIMA  foi apresentada sob a coordenação da professora Vera Machado – (Pedagoga).
Ainda pela manhã a Secretária de Educação a professora Maristela Amaral, esteve presente para dar as boas vindas aos vigilantes, agradeceu a presença de todos, falou da importância daquele encontro de descontração e de ressignificação da prática, enfatizou que o vigilante escolar não “prende e não anda armado” a arma do vigilante é o diálogo, a boa convivência, o equilíbrio emocional dentre outros fatores que são indispensáveis para coletividade.  

A professora Vera apresentou de forma prazerosa a importância da realização dessa oficina, pois para ter Uma vida saudável e feliz na dimensão física, emocional, profissional, espiritual, é o que todo ser humano almeja na atualidade. Porém, para que isso aconteça é necessário que muitos aspectos sejam observados, vivenciados e dependem de vários fatores, dentre eles, a autoestima.
Autoestima é a opinião e o sentimento que cada um tem de si mesmo, e a capacidade de gostar, respeitar e confiar em si mesmo.
A mediadora fez a reflexão da representação social que cada um tem a respeito da função que exerce e de si, o momento foi muito proveitoso e importante.
O objetivo dessa oficina é apresentar algumas dicas que irão ajudar os participantes a ganhar confiança em seu modo de pensar e de agir, a ter uma autoestima elevada, e, sobretudo a viver de bem com a vida e conseqüentemente trabalhar mais feliz. 







terça-feira, fevereiro 14, 2012

Convite

Capacitação das Merendeiras Escolares da Rede Municipal de Ensino

Hoje pela manhã aconteceu na sede da Escola Rural Taylor Egídio-ERTE, um encontro de capacitação das Merendeiras Escolares das escolas do Município. Um grande número de pessoas se apresentou e curtiu a palestra ministrada pela Nutricionista da Rede Municipal, a Sra. Katia. A Secretária Municipal de Educação compareceu ao evento e deu boas vindas a todos criando um clima de descontração e afeto com uma mensagem trazida por Katia, " O abraço".
Comentou sobre a importância e o apreço que a Secretaria de Educação tem por todos os seus funcionários. A capacitação acontecerá durante todo o dia de hoje e beneficiará a todos que fazem parte direta ou indiretamente do campo de atuação em que se utiliza os serviços desses profissionais.
A sra. Katia, deu continuidade à capacitação retratando os diversos campos envolvidos no processo de nutrição.
Segue fotos do evento:




Semana Pedagógica do Município de Jaguaquara

Iniciam-se dia 13 de Fevereiro as programações nas unidades escolares referentes à Jornada Pedagógica do Município de Jaguaquara. Os professores, coordenadores e diretores da rede estão animados com o início do ano letivo 2012 e já estão se programando para realizar um trabalho diferenciado, pautado na responsabilidade, na conquista e no desejo de progresso da educação em Jaguaquara.
As Escolas Nucledas se reuníram no espaço AMA e contaram com a presença da Professora Sonilda Sampaio, profissional dotada de muita experiência com a educação voltada para os estudantes da zona rural. Realizou um momento interessante de reflexão acerca da necessidade de qualificar educação no campo e priorizar o ser humano em qualquer unidade escolar existente no município.
Jaguaquara possui 66 escolas, sendo que 44 delas estão situadas na zona rural, e por isso a Secretaria Municipal de Educação tem buscado um sistema de organização que facilite o processo educacional, dispensando para isso uma equipe de coordenação que tem procurado apoiar com muita consideração os professores dessas unidades escolares.
Na abertura do evento tivemos também a presença da Secretária Municipal de Educação, a Sra. Maristela Amaral que deu boas vindas a todos os profissionais ali presentes e fez uma reflexão do que é ser educador “do campo e no campo”...  Colocando que os sujeitos do campo têm a sua realidade desconsiderada, o que favorece as práticas excludentes, preconceituosas e discriminatórias... O que não deve acontecer no município de Jaguaquara. Ressaltou a importância da tríplice aliança formada por Escola, Professor e Comunidade dando ênfase ao respeito e compromisso com a função de educador que a secretaria preza em todos os profissionais que atuam nesse campo tão vasto de transmissão e socialização do conhecimento.
Toda a Equipe da SEMEC, empenhada em valorizar o trabalho desenvolvido pelos profissionais da rede nessa segunda etapa da jornada em que as reuniões acontecem em cada escola, se dividiu para visitar os encontros pedagógicos que acontecem durante toda essa semana...
As coordenadoras Letícia Coelho e Rosilene Almeida, deram um show na apresentação em que incorporaram as animadas professoras Letyzu e Chica, deixando os professores da Delminda Farias num ambiente muito confortável e descontraído. A Professora Ilda dos Santos visitou as diversas escolas, dando em nome da secretaria, as boas vindas e desejando aos profissionais um excelente trabalho neste ano letivo que se inicia.


Espaço AMA- Escolas Nucleadas da Rede Municipal de Ensino



Escolas Nucleadas




Alegria de Viver


Diretores das Escolas Do Entroncamento



Delminda Farias

Letyzu E Chica







Baixão de Ipiúna

Colégio Luzia Silva

Stela Câmara

Castelo Branco

Carneiro Ribeiro

Emanoel de Oliveira Brito

Vicenzo Gasbarre

sexta-feira, fevereiro 10, 2012

Abertura da Semana Pedagógica




 

Capacitação de Secretários Escolares




Durante a manhã de hoje, os secretários escolares estiveram reunidos na sede da Escola Menandro Minahim, com os instrutores Benilde Dias e Denilson Souza, para socializar as alegrias e dificuldades relacionadas ao dever que lhes compete. Segundo O Sr. Denilson, esse foi um primeiro momento, sendo que, o segundo momento estará acontecendo no próximo dia 15, local ainda a ser confirmado.
A importancia desse contato direto com o grupo é o fortalecimento das ações de aplicabilidade do processo educacional, favorecendo o desenvolvimento e as habilidades com os programas, documentos e outras atribuições inerentes ao cargo.
Com o apoio da secretaria, a formatação dos novos modelos educacionais se otimiza para melhor atender a comunidade escolar.
Os secretários tiveram a oportunidade de mostrar um pouco do seu trabalho e trocar experiencias com os colegas da rede.








Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!