quarta-feira, setembro 28, 2011

FUNCIONÁRIOS DA BIBLIOTECA MUNICIPAL PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO NA CIDADE DE MARACÁS


No período de 20 a 23 de setembro as funcionárias da Biblioteca Municipal Valda dos Santos, Leide Batista, Nilda dos Santos e o Técnico em Informática do CDC Mikhaell Bomfim, participaram da capacitação para Auxiliar de Biblioteca no município Maracás, ministrada pelos técnicos da Fundação Pedro Calmon, Srª. Vânia Maria Pinto de Queiroz Gonçalves, Laura Stela Freitas Fernandes, Maria Dantas Requião e Eva Dayane Jesus dos Santos.
A capacitação teve como objetivo orientar esses profissionais acerca do layout da biblioteca, com o intuito de dar maior funcionalidade ao espaço, e a informatização dos serviços, através da implantação do Sistema de Gerenciamento de Acervo - Biblivre. Esta ação faz parte do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura em parceria com o Governo da Bahia, através da Secult-BA e Fundação Pedro Calmon,  com a Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais.


Aumento da carga horária terá impacto positivo na aprendizagem, diz Haddad


O aumento do número de dias letivos, de 200 para 220 dias por ano, ou a ampliação da jornada diária para cinco horas são alternativas em estudo para melhorar a qualidade da educação básica. A informação foi dada pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, durante entrevista coletiva concedida na tarde desta quarta-feira.

A Lei de Diretrizes e Bases (LDB) – nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 – prevê para as escolas brasileiras carga horária mínima anual de 800 horas, distribuídas em no mínimo 200 dias de efetivo trabalho escolar. De acordo com o ministro, há evidências de que essa carga horária é baixa.

“Quatro horas por 200 dias é um caminho que nenhum país está trilhando”, observou Haddad. “Estamos conversando com secretários de educação, tanto municipais quanto estaduais, para verificar se nós podemos ampliar essa jornada.”

A proposta de ampliação da jornada se sustenta em estudos que apontam que o aumento da exposição dos alunos ao professor produz impactos na aprendizagem. Além das alternativas de aumento de dias letivos e de ampliação da jornada diária, pensa-se também numa possível combinação das duas propostas.

De acordo com o ministro, estudos estão sendo feitos para descobrir qual opção é menos onerosa para os cofres públicos, mas sem perder de vista o efeito sobre a qualidade da educação. “Não adianta adotar uma medida que é menos custosa, mas sem impacto na aprendizagem. Nós queremos efetividade para a melhoria da qualidade da educação”, disse o ministro.

Um desses estudos está sendo coordenado pelo secretário de ações estratégicas da Presidência da República, Ricardo Paes de Barros. Segundo ele, o aumento do tempo de permanência dos alunos na escola produz impactos positivos na aprendizagem. Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) é a oferta de educação integral em 50% das escolas públicas de educação básica até 2020.

FONTE:Diego Rocha

Conheça o estudo coordenado por Ricardo Paes de Barros

Leia mais
Ministro vê ampliação como forma de reduzir as diferenças sociais
Secretários e técnicos debatem currículo e escola integral
Palavras-chave: educação básica, jornada escolar

sábado, setembro 24, 2011

PROJETO VIDA : O PLANETA PEDE SOCORRO-ESCOLA EVERALDO SOUZA SANTOS


A ESCOLA EVERALDO SOUZA SANTOS JUNTAMENTE COM TODA DIREÇÃO E FUNCIONÁRIOS, ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL A 4ª SÉRIE VEM APRESENTAR A NOSSA COMUNIDADE O TRABALHO REALIZADO COM O PROJETO: VIDA NO PLANETA, A NATUREZA PEDE SOCORRO!!!
PARA ISSO CONTAMOS COM COLABORAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS NOSSOS PROFESSORES:
ARIZETE, DANIELA,GARDENIA, GILVANA, JUSSIMARE, GILMA LEDA, EDNEIA, RENNY,,LUZINETE INES E JAQUELINE . 

A ESCOLA EVERALDO TEM COMO OBJETIVO :
VALORIZAR OS RECURSOS NATURAIS DO AMBIENTE E QUE VIVEMOS ASSIM COMO, RECONHECER AS TRANSFORMAÇÕES QUE OCORREM EM NOSSO PLANETA E AS INTERVENÇÕES DO HOMEM NESTE CONTEXTO.
COMO DIZ A MÚSICA AOS POVOS DA FLORESTA
SANGRARAM O CHÃO
O QUE SERÁ DA TERRA?
O QUE SERÁ DE NÓS?
QUEM VAI PLANTAR O PLANETA OUTRA VEZ

MAS O VERDE VAI VOLTAR NUM SONHO DE CRIANÇA
QUE HÁ DE LEMBRAR A COR DA ESPERANÇA.

E PARA MOSTRAMOS A COMUNIDADE O QUE FOI TRABALHADO DURANTE A UNIDADE, TRAZEMOS A NOSSA COMUIDADE ESSA PASSEATA COM O TEMA DO NOSSO PROJETO:
VIDA NO PLANETA, A NATUREZA PEDE SOCORRO!!!
VERDE ... COR DA VIDA!!!
PLANTE AMOR!!!
PRESERVE OS ANIMAIS!!!
RECICLAGEM É VIDA
POUPE AS ÁRVORES... RECICLE PAPEL.
A ÁGUA É FONTE DA VIDA!!
S.O.S VAMOS ACABAR COM A POLUIÇÃO.
E A MDAÇA DO CLIMA.
AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS GRANDE PROBLEMA DA HUMANIDADE.
MÃOS A OBRA O PLANETA É NOSSO DEVEMOS PROTEGÊ-LO.
AS FUTURAS GERAÇÕES PRECISAM DESSA HARMONIA PLANETÁRIA.
COM ISSO QUEREMOS AGRADECER A CADA ALUNO AQUI PRESENTE, A TODOS OS NOSSOS PROFESSORES PELO SEU EMPENHO, A TODA EQUIPE DIRETIVA: VILMARA , JEANE, MARIA APARECIDA , MARCO E A NOSSA COORDENADORA MARILENE, E TAMBÉM NÃO PODERIAMOS DEIXAR DE AGRADECER A TODOS OS NOSSOS FUNCIONÁRIOS DE APOIO: EVALDO, LEONARDO, PATRICIA, LUCIANA, TIANA , MARLY , A TODOS OS PAIS, E A NOSSA COMUNIDADE
PARA ESSE EVENTO ACONTECER CONTAMOS COM O APOIO DA:
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE JAGUAQUARA
JOCA LOCOTOR
JUNTAMENTE COM TODA EQUIPE DIRETIVA: VILMARA, JEANE, MARIA APARECIDA, MARCOS E A NOSSA COORDENADORA MARILENE E TODOS OS NOSSOS FUNCIONÁRIOS.

FONTE: ESCOLA EVERALDO  SOUSA SANTOS






quinta-feira, setembro 22, 2011

Jaguaquara realiza primeira reunião técnica do PAR


Exibiremos em breve slide com todas as fotos...
Dias 20 e 21 de setembro aconteceu no auditório do Espaço AMA, a primeira reunião técnica do Plano de Ações Articuladas com os seguintes objetivos:
Oportunizar o assessoramento técnico para elaboração do PAR 2011-2014, contribuir para a qualificação do diagnóstico, orientar para a elaboração do plano e o fortalecimento da equipe Local para a construção participativa do PAR 2011-2014.
Foram dois dias muito produtivos. Mais de oitenta pessoas estiveram presentes apoiando o plano no intuito de ver a educação de Jaguaquara progredir a passos largos.
Na abertura, as técnicas municipais do PAR em Jaguaquara, Jaqueline e Hilda falaram sobre a satisfação de estarem à frente desta tarefa, e ressaltaram a importancia de mais pessoas se envolverem nessa equipe compromissada com os interesses educacionais do nosso município.
Contamos com a presenaça de autoridades religiosas, como o Pr. Gilvac, que abençoou o evento ao se dirigir ao criador para prestar orientações e discernimento ao encontro, representantes do poder legislativo, como os vereadores Raimundo Lousado, presidente da Câmara Municipal e Lindoval Muniz . Professores, diretores, servidores da educação em geral. Todos unidos pelo progresso educacional de Jaguaquara.
Tivemos como convidada especial a Técnica de campo, a Sra. Maria Nelma De Castro Santana que prestou esclarecimentos durante os dois dias de encontro.










Quem Lê Viaja!!! A secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara traz para Jaguaquara a Biblioteca Móvel Itapemirim.







A biblioteca Móvel Itapemirim é um grande projeto de incentivo a leitura. Esta biblioteca tem passado por várias cidades do Brasil e agora está aqui em aqui promovendo aos jaguaquarenses momentos prazerosos de leitura para todas as idades.
Escolas do município foram agendada para estarem visitando a biblioteca que está situada na praça JJ Seabra, em frente a antiga prefeitura.
Há tambem atendimento ao público em geral das11:30 às 14:00 e das 16:00 às 17:00.
Participe!!! Incentive a leitura na sua familia. Quem lê observa o mundo diferente... Com atitude, liberdade, construção, discenimento...
Leve seu filho, seus amigos...
Não fique de fora dessa!!!
Aproveite a opotunidade!!!
A Biblioteca móvel estará na cidade até o próximo sábado.

Palavras da Profª Hilda, técnica do PAR em Jaguaquara

Tecnicas do PAR Em Jaguaquara- Jaqueline e Hilda
Saiba o que vem acontecendo com o PAR em Jaguaquara


Compromissada com O Plano de Ações Articuladas no município de Jaguaquara, a professora Hilda dos Santos, ao assumir a responsabilidade de dar suporte técnico ao PAR, tem buscado constantemente a organização e a construção do grupo de apoio fortalecendo a preparação para as novas conqusitas na educação municipal.
Comentando sobre o Plano no município Hlda faz as seguuntes colocações:

PAR –Plano de Ações Articuladas
É um Projeto do Governo Federal e tem como finalidade Planejar as ações ligadas na área da educação, envolve setores como: Transporte escolar, Merenda escolar,Reforma, Ampliação, Construção de escolas Creches, Quadras Formação de professores, Livros e demais materiais didáticos, PDE,- Projeto de desenvolvimento escolar; PP- Projeto político Pedagógico, Saúde na escola, enfim pode ser considerado a base da educação escolar, a menina dos olhos da educação.
Ele se articula com as Leis Federais LDB- leis estaduais; Leis Municipais como a Lei Orgânica do Município, a LOA Lei de orçamento, ou seja se articula com: O PME- Plano Municipal de Educação; Plano de Cargos e Salários; e outros , enfim é uma coluna de onde partem diversas ramificações.
Outra característica é o PAR não é um plano de Governo e sim um plano de estado, por isso não sofre problemas de descontinuidade o que é um dos grandes entraves da educação. Em outras palavras significa que: dizer que o que for, pensado, planejado e colocado neste projeto, uma vez aceito pelo MEC. NÃO PODERÁ SER ALTERADO. TAMBÉM NÃO PODEMOS INCLUIR NENHUMA AÇÃO UMA VEZ CONCLUÍDO O Plano. DAÍ, PERCEBE-SE A GRANDE RESPONSABILIDADE E ATENÇÃO QUE DEVEMOS TER.
Em 2007 Os municípios que aderiram ao PAR receberam 2 representantes do MEC, que em 04 dias de trabalho intenso formataram o Plano . Foi tudo muito rápido até mesmo inesperado. Jaguaquara FOI UM DOS MUNICÍPIOS e a adesão foi feita pelo Prefeito Aldemir Moreira. NA ÉPOCA EU PARTICIPEI COMO REPRESENTANTE dos Coordenadores.
Aprovado pelo MEC, o documento elaborado, funcionou durante esses 4 anos com as suas dificuldades, acertos e erros, o que é natural. Agora o MEC solicita de todos os municípios, que se faça a análise do Par 2007 a 2011, o monitoramento e reelaboração para 2011 a 2014.
Começamos então a agir, 1º. Convocamos através de ofício os participantes do PAR 2007 a 2011,e realizamos na Biblioteca Pública Municipal a primeira reunião, na oportunidade avaliamos as ações, explicamos a necessidade de reelaboração para o ano 2011 a 2014 e perguntamos quais os membros que gostariam de continuar participando. Vimos também que o que existia era uma Equipe Local; portanto além de aumentar esta equipe, precisaríamos formar também formar um Comitê local
Para isso fizemos uma audiência pública na Câmara de Vereadores, convidamos os diretores , professores, a sociedade civil, blogamos na internet etc. Na oportunidade esteve conosco a Secretária de Educação de Maracás que relatou as experiências do seu município e pudemos constatar os grandes benefícios que o mesmo recebeu através do Par.
Queria também ressaltar o empenho da SEMEC, na pessoa da Secretária municipal Professora Maristela, pois neste curto espaço de tempo já nos permitiu participar de encontros. Em Salvador; Jequié e aqui, todos estes, voltados para aprendizagens relativas ao PAR.
Sentimentos de novas conquistas e apoio ao município de Jaguaquara.
E assim estamos aqui, dispostos a escrever uma nova página na história de educação do nosso município e que com certeza, tal qual a logomarca que escolhemos para representar o PAR em nosso município, se cada um pegar a sua parte , com compromisso e responsabilidade, UNIDOS trabalhando em EQUIPE em prol de um bem comum nós conseguiremos montar o grande quebra cabeça e realizar em nosso município uma educação de qualidade, pois com diz a mensagem o problema de um é o problema de todos quando convivemos em equipe e o que esperamos formar aqui é uma grande equipe, disposta e compromissada.

Escolas da Rede Municipal serão atendidas pelo Programa Mais Educação


Os alunos das escolas Carneiro Ribeiro, Terrabrás, Lourival Rosa de Sena e Everaldo Souza Santos serão atendidos pelo Programa Mais Educação ainda esse ano. O Programa instituído pela Portaria Interministerial nº 17/2007, e pelo Decreto nº. 7.083, de 27 de janeiro de 2010, integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal para induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.

Aumentando a oferta educativa e ampliando a jornada escolar para 7 horas de aulas, o Programa Mais Educação visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar por meio de atividades optativas como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.

A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD/MEC), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) e com as Secretarias Estaduais e Municipais de Educação. Sua operacionalização é feita por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Na execução do programa estão envolvidos os ministérios da Educação, do Esporte, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, da Cultura, da Ciência e Tecnologia, do Meio Ambiente e a Secretaria Nacional da Juventude da Presidência da República.
“Confiamos que o resultado desta parceria fortaleça a colaboração entre o Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação, no que diz respeito à consolidação de uma política de Educação Integral para a educação municipal”. Afirma, a Coordenadora do Programa no município, Letícia Coelho dos Santos.

Assessoria Pedagógica FTD... Um serviço de apoio aos docentes da Rede Municipal de Jaguaquara

Visando colaborar com os docentes no aprimoramento de seu desempenho em sala de aula, a Secretaria Municipal de Educação de Jaguaquara em parceria com a Editora FTD ofereceu aos professores do Ensino Fundamental I, no dia 14 de setembro, uma palestra com o Tema Ampliando os conhecimentos sobre o Ensino Fundamental com nove anos de duração, tendo como ministrante a Consultora Luciana Paixão.
Em um clima bastante descontraído e cheio de criatividade a Consultora trouxe contribuições importantes para a o trabalho da práxis pedagógica. Diferentes abordagens foram empregadas na apresentação dos conteúdos dando total enfoque ao trabalho diferenciado do professor para que o processo de construção do conhecimento se efetive, atendendo de maneira satisfatória a discussão sobre a ampliação do Ensino Fundamental .






BIBLIOTECA PÚBLICA SERÁ BENEFICIADA PELO PROGRAMA MAIS CULTURA



A Biblioteca Pública Municipal de Jaguaquara será beneficiada ainda este ano com a modernização de suas instalações, aquisição de mobiliários, computadores, acervo de mais de 1.300 livros, capacitação de funcionários para informatização e catalogação do acervo. O compromisso a ser assumido é o de possibilitar o acesso da comunidade aos bens e serviços culturais através da modernização da Biblioteca Pública.

A implementação da ação de Modernização de Bibliotecas Públicas Municipais, é uma das mais importantes do Programa Mais Cultura, do Ministério da Cultura em parceria com o Governo da Bahia, através da Secult-BA e Fundação Pedro Calmon, a fim de promover a democratização do acesso ao livro e o incentivo a leitura, possibilitando um cenário em que a Cultura contribua para a conquista de melhores índices de desenvolvimento humano e social.

Obtenham mais informações:
http://www.fpc.ba.gov.br/node/1571

FORMAÇÃO CONTINUADA PARA OS COORDENADORES PEDAGÓGICOS - 2011



 
No último dia 05 de setembro, reuniram-se na Biblioteca Pública Municipal as Coordenadoras Pedagógicas da Secretaria de Educação Letícia Coelho e Rosilene de Almeida com os Coordenadores das Escolas municipais para mais um encontro de Formação Continuada promovido pela Secretaria Municipal de Educação, tendo como formador o Professor Paulo Vasconcelos que tratou do tema Competências e Habilidades cumprindo com a Proposta de Formação para os Coordenadores do município conforme cronograma abaixo.
 
DATA
TEMÁTICAS
C.H.

RESPONSÁVEL

15/03

Unindo Esforços, Superando Desafios

4h
Letícia / Rose / PV
17/03

Planificação do Curso de Formação Continuada para os Coordenadores Pedagógicos. 

4h
Letícia / Rose / PV
31/03

Discussão Coletiva do Plano Temático 2011

4h
Letícia / Rose / PV
13/04

Continuação: Discussão Coletiva do Plano Temático 2011

4h
 Letícia / Rose / PV
05/05

Conselho de Classe; Recuperação Paralela e Instrumentos Avaliativos

4h
Letícia / Rose / PV
11/07

Entrega de Relatório do 1º semestre

10h
Coordenadores das Escolas
15/08


Avaliação no Ensino Fundamental de 9 anos


4h
Letícia / Rose / PV
05/09

Continuação: Avaliação no Ensino Fundamental de 9 anos
Competências e Habilidades
       4h
   Letícia / Rose / PV
27/09

Projeto Político Pedagógico (PPP)

4h
Letícia / Rose / PV
04/10

Projeto Político Pedagógico (PPP)

4h
Letícia / Rose / PV
20/10

Projeto Político Pedagógico (PPP)

4h
Letícia / Rose / PV
03/11
Indagações sobre Currículo: Currículo e Avaliação
4h
Letícia / Rose / PV/ Coordenadores das Escolas
03/11

Indagações sobre Currículo: Diversidade e Currículo

4h
Letícia / Rose / PV
17/11

Indagações sobre Currículo: Currículo e Desenvolvimento Humano

4h
Letícia / Rose / PV
17/11

Indagações sobre Currículo: Currículo, Conhecimento e Cultura

4h
Letícia / Rose / PV
01/12

Indagações sobre Currículo: Educandos e Educadores: seus Direitos e o Currículo

4h
Letícia / Rose / PV
14/12

Entrega de Relatório do 2º semestre

10h
Coordenadores das Escolas

        
              CARGA HORÁRIA TOTAL:

80h

domingo, setembro 18, 2011

I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia (I CONEF)

Acontecerá o I Colóquio Nacional do Ensino de Filosofia (I CONEF): o que queremos com o filosofar na Educação Básica?, nos dias 1, 2 e 3 de dezembro de 2011, na Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia. Trata-se de uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Epistemologia do Educar e Práticas Pedagógicas e do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), em parceria com o GT: Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (Anpof). O evento foi pensado com o propósito de reunir pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, educadores da rede de ensino pública e privada, e outros interessados em discutir problemas em torno do ensino de Filosofia na Educação Básica.
É um acontecimento de suma importância, e decorre das demandas instauradas por conta da obrigatoriedade do ensino de filosofia, a partir da Lei no 11.684/2008, que alterou a LDB tornando a disciplina obrigatória no ensino médio. O evento abrirá o espaço de reflexões e diálogos em âmbito regional e nacional, consolidará e ampliará uma prática presente no GT: Filosofar e Ensinar a Filosofar, da Anpof, e gravitará em torno da questão fundamental que permanece em aberto: Qual é a filosofia que convém à formação básica, a filosofia profissional ou a filosofia como meio para a formação do pensamento crítico na educação básica?

Dessa maneira, será um momento oportuno de interlocução entre a universidade e a escola básica brasileira, para criar redes de pesquisa e de conhecimentos a fim de proporcionar possibilidades para novas discussões metodológicas no âmbito do ensino de filosofia no país, principalmente, no que concerne à lacuna existente entre o currículo da licenciatura em filosofia e a matriz curricular do ensino médio.

Está aberta a chamada de trabalhos, nas modalidades de comunicação oral e de relatos de experiência até 30/09/2011.

Para mais informações, acesse: http://coloquiofilosofarnaeducacaobasica.blogspot.com

I Festival de música CDC/CET primavera 2011

O Centro Digital de Cidadania em parceria com o Centro Educacional do Trabalhador-CET estará promovendo o I FESTIVAL DE MÚSICA CDC/CET, PRIMAVERA 2011.
Jaguaquara promove Cultura e você pode fazer mais, inscreva-se e concorra a prêmios.
As inscrições serão realizadas nas sedes do CDC e CET. Aguardem!!!!
Faça de sua primavera momentos de cantos e encantos...
Não percam!!!!

CDC ministra aula de informática para alunos do PROJOVEM



O PROJOVEM Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego com finalidade de ajudar a jovens de baixa renda que estejam desempregados para que consigam entrar no mercado de trabalho.
O programa PROJOVEM Trabalhador é focado nos jovens de 18 a 29 anos com famílias que tenham renda por pessoa de até meio salário mínimo.O PROJOVEM Trabalhador, oferece diversos cursos para especialização e qualificação daquele jovem, ao comprovar frequência nos cursos que está fazendo pelo programa, receberá uma bolsa auxílio mensal de R$100 durante 6 meses. Vale ressaltar que o PROJOVEM Trabalhador está presente em todos os estados do Brasil, desenvolvendo parcerias com os Governos do Estado e incentivando a sociedade a participar, visando sempre estimular os jovens para que eles consigam oportunidades de trabalho e também melhor inserção social.

O CDC de Jaguaquara foi utilizado para a viabilização da disciplina Informática Básica, ministratada pelo professor Mikhaell Bomfim.
A turma  tinha 20 alunos e esses puderam obter conhcimento a respeito das diversas fazes das noções de informática básica, a saber:

* História do computador ( Evolução)
* Definições de hardware e software
* Internet
*Digitação e formatação de texto
*Outros
Os jovens matriculdados continuam os estudos até o mês de dezembro com outras disciplinas a serem abordadas por outros profissionais.

Segundo Mikhaell, poder ajudar jovens a ingressarem no mercado de trabalho tem sido tão gratificante quanto o desejo de prosperidade estampado em cada olhar dos estudantes matriculados.
Todos os estudantes aprovaram o curso e desejam continuar etapas mais anvançadas...
esperamos em breve poder fazer novas postagens a respeito de novas turmas...
Esse trabalho de inclusão social é de extrema importancia para a formação de nossas comunidades.

quarta-feira, setembro 14, 2011

Secretaria Municipal de Jaguaquara participa do V Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação



Durante os dias de 12 e 13 de setembro de 2011 a Secretária Municipal de Educação de Jaguaquara e Coordenadora Executiva do Educavale, a Sra. Maristela Amaral, participou do V Fórum da UNCME sediado pela cidade de Ilhéus.
O fórum teve como objetivo a busca da melhoria da qualidade da educação em todos os municipios brasileiros. Fizeram-se presentes à mesa de abertura do evento diversos representantes da educação no país. O evento contou também com a presença do vice-prefeito de Ilhéus, o Sr. Marío Alexandre.
A coordenadora do evento a Sra. Gilvânia Nascimento, coloca durante o evento a importancia para cada um dos 109 municípios inscritos e foca a necessidade de mobilização para que esses municípios se aprofundem nas questões prinicipais do PNE em nível nacional, e suas devidas articulações com os Planos Municipais de Educação.
Reuniu-se então todos os Coselhos Municipais de Educação enquanto instâncias de controle social, com o objetivo de assumirem o compromisso com a discussão, avaliação e elaboração de seus respectivos Planos Minicipais de Educação, no âmbito dos Sistemas Municipais de Ensino.
A Secretária de Educação de Jaguaquara e Coordenadora Executiva do Educavale, Maristela Amaral, fez contato com A coordenadora Estadual da União dos Conselhos Municipais, a Sra. Gilvânia Nascimento, para contarmos com sua presença no Fórum do Educavale que será sedido pela cidade de Itiruçú, no mês de Outubro.
A SEMEC Jaguaquara, tem sido representada com o compromisso e a fidelidade aliados ao desjo de progresso e desenvolvimento educacional.
A Secretaria Municipal de Educação tem por objetivo estar apoiando e ao mesmo tempo fortalecendo as unidades estudantis para que possam viabilizar o processo educacional de forma que se faça integrar os ensinamentos e tomadas de decisões que enalteça e valorize a busca do conhecimento. Busca essa que tem sido enfatizada por todos os profissionais da rede, compromissados com o aprendizado e o desenvolvimento individual. Os conselhos serão um reforço taão importante quanto a própria essencia do que vem a ser o ato de educar.

domingo, setembro 11, 2011

Recordar é viver!!! Alunos da Zona Rural participam de intercâmbio.

Escola Monteiro Lobato participa de Intercâmbio

em comemoração ao Dia do Estudante




No dia 11 de agosto ocorreu um intercâmbio esportivo que reuniu escolas de três municípios diferentes: A Escola Monteiro Lobato de Itiúba – Jaguaquara, a Escola Padre Vieira do Novo Horizonte - Apuarema e o Centro Educacional Landulfo Caribé de Florestal – Jequié. A anfitriã foi a escola de Florestal, que acolheu a todos com muita cordialidade. Logo pela manhã, recepcionou a todos com um belo café, deu as boas vindas e apresentou-nos os funcionários e a programação do dia.

Os alunos da Escola Santa Luzia na região da Jurubeba também participaram com o professor Ronaldo. Houve disputa nas categorias futsal sub 12, futsal masculino e feminino, futebol de campo, voleibol e baleado. Os professores das três escolas também formaram equipes que competiram entre si nas categorias futsal, vôlei e baleado. A Escola Monteiro Lobato ficou em 2º lugar no ranking final da pontuação. No final quem ganhou mesmo foram os alunos que tiveram um dia diferente, passearam e se divertiram muito!

SEMEC se reúne para retomada de metas semestrais

Dia 09/09 – A secretária de Educação a professora Maristela Amaral se reuniu com toda a sua equipe para uma retomada nas metas e no planejamento da SEMEC para este semestre, pois avaliar é preciso e ouvir o grupo também é muito importante. Foi de grande valia o encontro, que contou também com a presença do vereador Ney Cabeludo, logo após a reunião todos almoçaram na secretaria, numa experiência de partilha e união, marca registrada da equipe SEMEC.

Secretária De Educação se reúne com representantes das comunidades rurais

Aconteceu dia 08/09 no Sindicato Patronal uma reunião com representantes das comunidades rurais, com objetivo de resolver a contratação de merendeiras para atuarem nas escolas do campo, visto que até o momento poucas escolas tinham uma pessoa responsável para desempenhar esta função, pensando no aluno, na aprendizagem deste e no professor que tinha muitas vezes que fazer a merenda a SEMEC juntamente com o prefeito Aldemir, determina que as merendeiras já comecem a trabalhar na próxima segunda feira, o que de fato é mais uma vitória para as comunidades rurais e conseqüentemente para os alunos que poderão comer uma merenda de boa qualidade e feita na hora.



Vereadores Ney e  Raimundo com Maristela Amaral
Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!