domingo, julho 31, 2011

Projeto de Fortalecimento do Conselho Municipal de Educação (CME). Jaguaquara sediará a primeira Oficina de Acompanhamento do CME



A Secretaria Estadual da Educação implementa mais uma nova ação: Projeto de Fortalecimento do Conselho Municipal de Educação (CME). Esse trabalho é, na verdade, a confirmação da intencionalidade proposta pelo projeto, o qual visa, sobretudo, à melhoria conjunta da qualidade de ensino das escolas públicas em todas as esferas.

Nesse sentido, comunicamos a V. Sa. que estaremos realizando na data de 03 agosto de 2011, no AMA - Praça J. J. Seabra, 172- Centro, Jaguaquara-Ba. (ao lado da Prefeitura Municipal de Jaguaquara), das 08:00h às 18:00h, a 1ª. Oficina de Acompanhamento do CME para que possamos refletir coletivamente com a equipe técnica do CME e o Comitê Local do PAR as ações a serem desenvolvidas no Plano de Trabalho do CME.

sábado, julho 30, 2011

Estudantes do Curso de Biologia da FTC Jaguaquara realizam campanha de prevenção a DIABETES


Na manhã de hoje, sábado dia 30 de Julho, Graduandos de Licenciatura em Biologia da Faculdade de Tecnologias e Ciencias-FTC, realizaram na antiga praça da feira uma campanha de prevenção a DIABETES. Informações foram transmitidas às pessoas participantes de forma muito clara e objetiva. Panfletos informativos, com isntruções sobre as causas dos DIABETES tipos 1 e 2, fatores de riscos, sintomas e tipo de alimentação adequada, foram distribuidos numa escala grandiosa permitindo acesso a um grande numero de pessoas.
Standes foram montados e equipados com equipamentos próprios para a aferição de pressão arterial, teste de glicemia, indice de massa corporal, cincunferência abdominal dentre outros.
Os estudantes da FTC contaram com a colaboração e presença do Professor e Educador Físico, o Sr. Mico que durante toda a manhã participou ativamente no trabalho realizado.
Contaram também com a colaboração dos estudantes de enfermagem FTC- Jequié, Felipe e Cris Galvão.
O povo jaguaquarense sentiu-se lisongeado pela preocupação e atenção proporcionada durante as intervenções. Caras e bocas fizeram no teste de glicemia,na certeza de que previnir é melhor que curar. Jaguaquara pede mais... Estudantes tentarão parcerias para um que projeto seja implantado com intenção de proporcionar melhores condições de esclarecimentos à população. Todos os dados coletados serão enviados para as unidades de saúde dos bairros dos moradores participantes.

Depoimento: Marlon Masckarenhas, estudante do curso de Biologia-FTC, sobre a campanha.













Acróstico... Homenagem especial à nova Coordenadora Executiva do EDUCAVALE

Maristela Amaral é homenageada pela SEMEC Jaguaquara, na 11ª Reinião do EDUCAVALE







A equipe SEMEC Jaguar, homenageia a Secretária Municipal de Educação de Jaguaquara, a Sra. Maristela Amaral pelo compromisso, competência e trabalho. Assumir responsabilidades em prol da educação tem sido uma das tarefas mais constantes na sua gestão.
E mais uma vez firmou compromisso... Hoje então, nova Coordenadora do EDUCAVALE (Fórum dos Secretários do Vale do Jiquiriçá) recebe da Professora Hilda, as nossas homenagens expressas por meio da tradução dos sentimentos mais puros e reais que possamos fazer emanar.
Flores, simbolicamente representaram nosso apreço e apoio para com essa nova responsabilidade tão importante nessa jornada educacional.
A educação do município ganha novo impulso com a nova Coordenadora Executiva do Educavale. Uma parceria que tem dado certo!!!
Compromisso, competência e trabalho são sinônimos da dedicação exclusiva de nossa secretária. Parabéns Maristela Amaral!!!

sexta-feira, julho 29, 2011

Secretários de Educação e Dirigentes de Cultura do Vale do Jiquiriçá se reúnem no XI Educavale em Jaguaquara.

 
Secretários e dirigentes de cultura de diversas cidades do Vale do Jiquiriçá se reuniram em Jaguaquara na sede do Jaguar Club para tratar de assuntos referentes às ações que desenvolverão em seus municípios garantindo assim a qualidade na Educação e no desenvolvimento da Cultura, tão importantes para a construção da cidadania. Depois de formada a mesa o Frei, saudou a todos com uma excelente explanação de boas vindas e reflexão sobre o próximo, o que fez de fato a manhã de quinta-feira ser um momento de discussões reflexivas sobre tudo o que a partir dali seria programado para as execuções vindouras.
Ressaltamos a importância desses encontros e da presença de todas as cidades participantes, uma vez que o fortalecimento do grupo gerou se dá a parir da contribuição de cada um.
A abertura do evento contou com a presença do cantor Lucas que contagiou os presentes e de Emile que deu show encantando o público ao entoar o hino nacional brasileiro. Contatos: (SEMEC)
O Fórum dos Secretários Municipais de Educação dos Municípios do Vale do Jiquiriçá (EDUCAVALE), dia 28 de julho, concretizou sua 11ª Reunião.
O evento iniciou-se com palestra sobre “Auto-estima”, apresentada pelo Sr. Henrique Júnior, Coordenador Pedagógico da Escola Municipal Clemente Mariani, Planaltino-Ba. Logo após, os Coordenadores Pedagógicos se reuniram e discutiram “Ensino Fundamental de 9 Anos” e “Diretrizes Educacionais para Educação do Campo”. Secretários, Conselheiros e Técnicos Administrativos das Secretarias, participaram de uma discussão sobre “Sistema Municipal de Ensino” coordenada por Renê Silva, Secretário de Educação de Planaltino e Vice-Presidente da UNDIME/BA.
Registramos também o XII Encontro dos Dirigentes Municipais de Cultura do Vale do Jiquiriçá, que teve como abordagem, a organização das Conferências Municipais de Cultura e Conferência Estadual. Postaremos mais informações sobre o mesmo em breve.








Apresentação Cultural Voz e violão (Lucas)


Linda apresentação do Hino Nacional Brasileiro por Emili
Mesa de abertura

Renê Silva apresenta nova coordenação do EDUCAVALE

Maristela Amaral, a nova Coordenadora Executiva  do EDUCAVALE

Palestrante Henrique Junior





Galera esperta da Cultura



Galera do velocímetro! Equipe SHOW
Grupo de apoio!!! Eli Cosssta, Masckarenhas e Rosy
Galera do apoio... Mks  e Boby
Eli Cossssta, Mks e Sara
Galera show!!! Boby, Eronice, Foguinho e Daiane
Galera show: Boby, Eronice, 

segunda-feira, julho 25, 2011

Jogos Estudantis esquenta Jaguaquara!!!!!!!





Estudantes lotaram a Quadra Esportiva do Taylor durante o primeiro dia de Jogos Estudantis da Rede Pública. Uma parceria de sucesso!!! Muita animação e garra estiveram presentes nas emoções de cada atleta e de todos os torcedores que ali estavam. Grupos de diversas cidades mostraram o que sabiam fazer de melhor. Brilharam e fizeram do evento o palco das grandes celebridades. Todos se sentiram muito à vontade. O apoio dos professores e diretores das unidades escolares que estavam competindo foi de extrema importância, pois fortaleceu suas respectivas equipes que animaram as disputas. Vôley, Basquete, futsal...  Raça e ação!!!
Toda a equipe organizadora, Direc 13, Colégio Pio XII, Secretaria de Educação e todos os outros envolvidos pode de fato sentir-se muito orgulhosos da dedicação e das parcerias firmadas para a realização desse evento grandioso de valorização do esporte em nossa cidade!!!
A secretária Municipal de Educação, a Sra. Maristela Amaral, juntamente com a professora Nelma (Colégio Pio XII) e Gondim (Direc), participaram da cerimônia de abertura, realizando o hasteamento  das bandeiras. Antes, fez comentários a respeito da importância que tem esses jogos na vida dos estudantes e como toda essa alegria e interação influenciam de maneira positiva na vida seqüenciada de cada um deles.
Veja fotos do dia 25 (Segunda-feira)











Atenção blogueiros da SEMEC!!!
As atualizações serão realizadas semanalmente nos dias de Segunda, Terça e Quinta- feira...

Não deixem de visitar!!!